Páginas

Eu leio...

3 de jul. de 2008

Pão Sovado (da Milla)

A melhor receita de pão que tem aqui em casa é esta... retirada da comunidade Máquina de Fazer Pão, do orkut e cedida pela nossa amiga Milla.

O pão é incrivelmente fofo, tem uma textura maravilhosa e cada vez que eu faço ele fica mais gostoso!

Eu faço a massa na máquina de pão, o que me ajuda muito. Se for preciso pode ser feita na mão também... o ideal é que se sove por pelo menos uns 10 ou 15 minutos.

Aí vai a receita:

Ingredientes:

190 ml de leite morno
1 ovo
6 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de sal
4 colheres de sopa de óleo (não pode ser azeite, tem que ser óleo sem cheiro)
3 copos de farinha de trigo peneirada
1 colher de sopa de fermento seco

Modo de Preparo:

Na Máquina: Coloque os ingredientes na máquina seguindo a ordem acima, antes de começar a assar pincele gema para dourar, o ciclo selecionado deve ser o Doce.

Manualmente: Pegue uma tigela grande e ponha os ingredientes na mesma ordem. Comece misturando com uma colher até dar o ponto de sova. Sove o pão por mais ou menos uns 10 minutos. Coloque o pão para crescer diretamente na assadeira já untada. Pincele com gema após 1 hora de crescimento e leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos ou até dourar.

Minhas Obs: A massa deve ficar bem homogênea e não pode ficar muito seca. Eu costumo pincelar o pão com o ovo inteiro batido porque a cor fica mais suave. Uma dica é bater o ovo inteiro, pincelar e congelar o que sobrar nesses saquinhos zip, quando for usar novamente deixe o saquinho dentro de um copo com água por uns 10 minutos e o ovo descongela. Quando eu faço o pão na máquina, eu costumo deixar ele lá esperando por uns 10 minutos antes de comer, assim ele fica mais macio e a casca molinha. Sirva ele quentinho com manteiga e chá... delícia!!!!

0 comentários: